Franquias | Lojas Próprias | Gerentes de Loja

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Tudo que você precisa saber para utilizar o CRM

escolhido pelos maiores varejistas do Brasil.

Tudo que você precisa saber para utilizar o CRM

escolhido pelos maiores varejistas do Brasil.

ÍNDICE

ÍNDICE

QUE É O
Oto CRM?

QUE É O
Oto CRM?

Ir para: PRIMEIROS PASSOS

Oto é um aplicativo pensado para o vendedor de loja física.

Com a tecnologia do Oto CRM você recebe diariamente sugestões de mensagens para se comunicar com seus clientes e vender muito mais.

Oto é um aplicativo pensado para o vendedor de loja física.

Com a tecnologia do Oto CRM você recebe diariamente sugestões de mensagens para se comunicar com seus clientes e vender muito mais.

PRIMEIROS
PASSOS

PRIMEIROS
PASSOS

Ir para: GERENTES DE LOJA

Como baixar o aplicativo do Oto?

Como baixar o aplicativo do Oto?

O Oto é um aplicativo nativo para os celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. Baixe na loja de aplicativos do seu celular:

O Oto é um aplicativo nativo para os celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. Baixe na loja de aplicativos do seu celular:

Fazendo login pela primeira vez

Fazendo login pela primeira vez

Acesse o aplicativo do Oto com o seu usuário, senha e pin.

Cada loja possui um e-mail e senha de login único, o que diferencia o acesso de cada vendedor e gestor é o PIN.

Uma loja pode usar um aparelho celular compartilhado entre os vendedores ou um aparelho celular por vendedor;

Esse e-mail e senha pode ser salvo no celular e nem sempre será solicitado ou usado com Touch Id ou Face ID (caso disponível);

Cada vendedor possui o seu PIN e ele sempre será solicitado.

Acesse o aplicativo do Oto com o seu usuário, senha e pin.

Cada loja possui um e-mail e senha de login único, o que diferencia o acesso de cada vendedor e gestor é o PIN.

Uma loja pode usar um aparelho celular compartilhado entre os vendedores ou um aparelho celular por vendedor;

Esse e-mail e senha pode ser salvo no celular e nem sempre será solicitado ou usado com Touch Id ou Face ID (caso disponível);

Cada vendedor possui o seu PIN e ele sempre será solicitado.

Alterando a senha depois do primeiro acesso

Alterando a senha depois do primeiro acesso

Acesse o Oto pela primeira vez com a senha temporária recebida;

Altere a senha temporária, conforme solicitado no Oto, com os seguintes critérios de segurança:

Mínimo 10 caracteres;

Número;

Maiúscula;

Minúscula;
Caractere Especial (Ex: @, #, &).

Acesse o Oto pela primeira vez com a senha temporária recebida;

Altere a senha temporária, conforme solicitado no Oto, com os seguintes critérios de segurança:

Mínimo 10 caracteres;
Número;
Maiúscula;
Minúscula;
Caractere Especial (Ex: @, #, &).

Recuperando o pin do vendedor

Recuperando o pin do vendedor

Se o vendedor perder ou esquecer a sua senha PIN, o gerente de loja pode recuperar o acesso.


Abra o menu do aplicativo e selecione Gestão de Vendedores

Localize o vendedor que precisa resetar o seu PIN.

Clique em Resetar PIN e confirme clicando novamente em Resetar


O novo código PIN é enviado para o email vinculado a conta e também pode ser copiado e enviado através do WhatsApp para o vendedor.

Se o vendedor perder ou esquecer a sua senha PIN, o gerente de loja pode recuperar o acesso.


Abra o menu do aplicativo e selecione Gestão de Vendedores

Localize o vendedor que precisa resetar o seu PIN.

Clique em Resetar PIN e confirme clicando novamente em Resetar


O novo código PIN é enviado para o email vinculado a conta e também pode ser copiado e enviado através do WhatsApp para o vendedor.

Como fazer login utilizando o pin

Como fazer login utilizando o pin

Realize o login no aplicativo utilizando a senha de acesso e o PIN.


É possível configurar duas formas de acesso:

  • Um e-mail e senha de login inicial único por loja para todos os usuários e um PIN único por usuário;

  • Um e-mail e senha de login inicial único por usuário e um PIN único por usuário.

Realize o login no aplicativo utilizando a senha de acesso e o PIN.


É possível configurar duas formas de acesso:

  • Um e-mail e senha de login inicial único por loja para todos os usuários e um PIN único por usuário;

  • Um e-mail e senha de login inicial único por usuário e um PIN único por usuário.

Como fazer login sem utilizar o pin

Como fazer login sem utilizar o pin

Neste formato, o usuário terá o seu próprio acesso, não sendo necessário o compartilhamento do e-mail e nem um PIN para diferenciar de outro usuário conforme opção anterior.

Neste formato, o usuário terá o seu próprio acesso, não sendo necessário o compartilhamento do e-mail e nem um PIN para diferenciar de outro usuário conforme opção anterior.

GERENTES
DE LOJA

GERENTES
DE LOJA

Ir para: VENDEDORES DE LOJA

Funcionalidades exclusivas para Gerentes de Loja

Ative ou inative vendedores, redistribua a carteira de clientes de um vendedor inativado ou crie novos usuários para a loja através do acesso do Gerente de Loja no Oto.

Inative um vendedor

• Abra o menu do aplicativo e vá para Gestão de Vendedores;
• Clique no vendedor que deseja desativar;
• Após, troque o status do vendedor para Inativo;
Salve para finalizar o processo. 

💡 Depois que o vendedor estiver inativo, é possível redistribuir sua carteira de clientes para um vendedor específico de sua loja ou realizar a distribuição dos clientes de forma equilibrada entre todos os seus vendedores cadastrados e ativos.

Para selecionar a distribuição para um vendedor específico, basta buscar o nome do vendedor para o qual você deseja direcionar os contatos dos clientes.

Se você optar por distribuir a carteira do vendedor inativo de forma equilibrada entre todos os vendedores, você deve selecionar a opção "Aleatório" Para finalizar o processo, clique em “Salvar”.

Inativando um vendedor

Ative um Vendedor

• Abra o menu do aplicativo e vá para Gestão de Vendedores;
• Clique mo vendedor que deseja ativar;
• Após, troque o status do vendedor para Ativo;
• Salve para finalizar o processo.

Crie usuários e acessos

Acesse o Oto Analytics e clique em Configurações >> Usuários e permissões;
Clique em Novo Usuário;
Preencha os campos e, após, clique em Cadastrar Usuário.

Funcionalidades exclusivas para Gerentes de Loja

Ative ou inative vendedores, redistribua a carteira de clientes de um vendedor inativado ou crie novos usuários para a loja através do acesso do Gerente de Loja no Oto.

Visão de Resultados para Gerentes de Loja

Gerentes têm acesso a dados de receita, ranking dos vendedores e análise por lojas e vendedores. Acesse os resultados no card da home inicial do Oto ou no menu sanduíche, no item Vendas a partir de contatos.

Em cada período é possível visualizar:

• Atividades sugeridas;

• Conversas iniciadas;

• Conversas finalizadas;

• Vendas atribuídas;

• Receita atribuída;

• Taxa de conversão;

• Receita gerando saldo.

Links úteis para Gerentes

VENDEDORES
DE LOJA

VENDEDORES
DE LOJA

Ir para: DÚVIDAS FREQUENTES

Passo a passo para
iniciar um atendimento

Inicie o contato pelo Oto

• Acesse o ícone do emoji no App;

• Escolha o formato de contato e comunique-se: ligação, WhatsApp ou SMS;

• Retorne ao Oto e informe se conseguiu conversar com o cliente;

• Não conseguiu realizar o contato: selecione NÃO;

• Conseguiu realizar o contato: selecione SIM e seja direcionado para a tela de qualificação de clientes:

  • Já respondeu: cliente irá retornar como sugestão de contato em outros momentos.

  • Nunca respondeu: cliente retorna como sugestão de contato, porém em um nível de prioridade baixo, ou seja, cliente entrará no "fim da fila" na geração de sugestões de clientes pelo Oto, pois se trata de um contato com pouco engajamento com a marca.

  • Não Sei: nada muda em relação a esse cliente, retorna como sugestão de contato, assim como o primeiro botão.

Salve o registro do seu contato no Oto e garanta um atendimento único e personalizado para seu cliente. Nas interações de compra você terá registro dos atendimentos anteriores, histórico de compras e muito mais!

• Acesse o ícone do emoji no App;

• Escolha o formato de contato e comunique-se: ligação, WhatsApp ou SMS;

• Retorne ao Oto e informe se conseguiu conversar com o cliente;

• Não conseguiu realizar o contato: selecione NÃO;

• Conseguiu realizar o contato: selecione SIM e seja direcionado para a tela de qualificação de clientes:

  • Já respondeu: cliente irá retornar como sugestão de contato em outros momentos.

  • Nunca respondeu: cliente retorna como sugestão de contato, porém em um nível de prioridade baixo, ou seja, cliente entrará no "fim da fila" na geração de sugestões de clientes pelo Oto, pois se trata de um contato com pouco engajamento com a marca.

  • Não Sei: nada muda em relação a esse cliente, retorna como sugestão de contato, assim como o primeiro botão.

Salve o registro do seu contato no Oto e garanta um atendimento único e personalizado para seu cliente. Nas interações de compra você terá registro dos atendimentos anteriores, histórico de compras e muito mais!

Visão de resultados para Vendedores de Loja

Vendedores têm acesso a dados de vendas geradas através dos contatos realizados no Oto e a receita total atribuída a cada vendedor. Acesse os resultados no card da home inicial do Oto ou no menu sanduíche, no item Vendas a partir de contatos.


Em cada interação é possível visualizar:

• O dia do contato;

• O dia da compra;

• A quantidade de produtos;

• O valor total da compra;

• O acesso ao perfil completo do cliente.


Sempre que o vendedor realizar uma venda, após o contato no Oto, é possível visualizá-la diretamente no app.

Links úteis para vendedores

Visão de resultados
para Vendedores de Loja

DÚVIDAS
FREQUENTES

DÚVIDAS
FREQUENTES

Ir para: Oto NA PRÁTICA

O que é uma Campanha?

Campanhas são regras criadas pelas marcas para o vendedor interagir com o cliente.
Para muitas empresas, este é o principal método para adquirir clientes, aumentar as vendas e reforçar o posicionamento.

O que é o Limitador de Sugestões

O que é o Limitador de Sugestões

O Limitador de Sugestões define a quantidade ideal de sugestões diárias, considerando: horas trabalhadas, ociosidade, tempo médio de conversa. A configuração é realizada pela marca para manter os vendedores engajados.

O que são as regras de vendedor de preferência?

O que são as regras de vendedor de preferência?

Para distribuir os clientes entre os vendedores, é feito um cálculo diariamente que direciona o cliente para o vendedor que tem a maior quantidade de vendas realizada para o respectivo cliente naquele momento.

O que é uma Quarentena?

A quarentena é uma periodicidade configurada para que a marca seja efetiva em sua mensagem, entregando as informações para o cliente certo e com a melhor frequência possível.

O que está incluso no Suporte do Oto?

O que está incluso no Suporte do Oto?

Problemas de disponibilidade da plataforma;
Relato de inconsistências;
Relato de comportamento inesperado da plataforma.

O que não está incluso no Suporte do Oto?

O que não está incluso no Suporte do Oto?

Problemas em instalar o aplicativo nos dispositivos;Geração de novos acessos ou mudança de senhas;Dúvidas sobre como usar a plataforma.

Boas práticas no WhatsApp

Boas práticas no WhatsApp

Começando o contato

Apresente-se e explique o motivo do contato; 
pergunte se o cliente tem interesse em continuar recebendo mensagens suas, caso o cliente responda não, realize o Opt-out no Oto. 

Seja empático e gentil

Chame o cliente pelo nome e cuide o tom da mensagem. Se você conhece o cliente ou conversou com ele antes, leia o histórico da conversa e acesse o perfil do cliente no Oto.

Utilize as sugestões

As mensagens sugeridas no Oto foram definidas pela marca, com o intuito de diminuir práticas sinalizadas como Spam. É possível editar a mensagem, se necessário.

Seja ágil nas respostas

Responda seus clientes de forma rápida e assertiva. Evite erros de ortografia e pontuação ou a utilização de gírias em excesso, que possam atrapalhar a comunicação com o seu cliente.

Utilize o espelhamento

Se o cliente responder de modo curto/ breve, responda da mesma forma, sendo mais objetivo e sucinto. Se o cliente tiver dúvidas mais longas e complexas, seja mais detalhista em suas respostas.

Responda no mesmo formato

Converse com o cliente utlizando o mesmo formato de mídia. Caso ele envie áudios, responda em forma de áudio. Caso ele envie imagens, retorne com fotos dos produtos.

Nada de textão

Ao iniciar um diálogo, não envie uma única mensagem em formato de textão. Além da mensagem sugerida pelo Oto, envie uma segunda mensagem para que o WhatsApp entenda que é você realizando o envio.

Utilize o 4g em vez do Wi-Fi

Se cada vendedor possui um nº de celular para contatar clientes, mas todos utilizam o mesmo Wi-Fi, o WhatsApp interpreta que todos estão associados a mesma rede (nºde IP). Se houver denúncias de spam, ele pode acabar bloqueando os números associados ao IP.

Não fale, converse

Não fale, converse

Uma conversa é uma troca de informações, ideias, opiniões e sentimentos entre duas ou mais pessoas. Instigue o seu cliente a responder. Faça perguntas, gere conversa! Assim, você estará criando uma relação.

Organização da Rotina

Crie grupos de WhatsApp para incentivar e engajar os vendedores.
Garanta que todas recebam o treinamento inicial antes da utilização do Oto.

Acesse a Central de Ajuda dentro do menu no app e confira artigos, dúvidas frequentes, vídeos e muito mais! Tudo para o vendedor ser um craque no Oto CRM.

Cultura de Cadastro

Os dados são a essência de um CRM. Através deles é possível entender o comportamento e preferências do consumidor.

Acesse o Oto Academy e implante uma cultura de CRM na sua loja, garantindo que os dados dos clientes estejam sempre corretos e atualizados.

Se você não possui acesso a plataforma, mande um e-mail para academy@otocrm.com.br

Papéis e Responsabilidades

Papéis e Responsa
bilidades

Começando o contato

Apresente-se e explique o motivo do contato; 
pergunte se o cliente tem interesse em continuar recebendo mensagens suas, caso o cliente responda não, realize o Opt-out no Oto. 

Seja empático e gentil

Chame o cliente pelo nome e cuide o tom da mensagem. Se você conhece o cliente ou conversou com ele antes, leia o histórico da conversa e acesse o perfil do cliente no Oto.

Utilize as sugestões

As mensagens sugeridas no Oto foram definidas pela marca, com o intuito de diminuir práticas sinalizadas como Spam. É possível editar a mensagem, se necessário.

Oto CRM. Todos os direitos reservados.

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